Fonte da imagem:https://www.nbcsandiego.com/news/local/14-indicted-in-san-diego-for-5m-california-edd-fraud-scheme/3358651/

Catorze Indiciados em San Diego por Esquema de Fraude de 5 milhões de dólares do EDD na Califórnia

San Diego, CA – Quatorze indivíduos foram formalmente indiciados na terça-feira, 13 de julho, acusados de participação em um amplo esquema de fraude ao EDD (Employment Development Department) da Califórnia, que resultou em um prejuízo de aproximadamente 5 milhões de dólares, anunciou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O esquema fraudulento consistia em obter ilegalmente benefícios de desemprego do EDD, a agência responsável pelo pagamento de auxílio-desemprego no estado da Califórnia. Os acusados, de acordo com a acusação, utilizavam informações pessoais roubadas para solicitar ilegalmente os benefícios em nome de pessoas que, de fato, não tinham direito a eles.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Robert Brewer, destacou que essa fraude afetou o EDD, causando prejuízos financeiros significativos ao estado e prejudicando aqueles que legítima e realmente necessitavam desses benefícios.

Após uma extensa investigação, as autoridades descobriram que o esquema estava em andamento desde o início da pandemia de COVID-19. Os acusados teriam se aproveitado das vulnerabilidades do sistema para cometerem seus crimes. Eles alegadamente apresentavam solicitações fraudulentas em nome de pessoas que não haviam perdido seus empregos, totalizando mais de 200 pedidos de benefícios fraudulentos.

O Escritório de Inspeção-Geral do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos trabalhou em conjunto com o Departamento de Justiça e outras agências federais e estaduais para identificar e desmantelar esse esquema ilegal.

Os catorze indivíduos indiciados foram identificados como Carlos M., Maria S., Juan R., Ana L., Alejandro C., Nancy D., Ricardo B., Laura G., Eduardo T., Carmen P., Diana S., Jesus M., Isabel O., e José C.. Todos foram acusados de conspiração para cometer fraude eletrônica, fraude eletrônica agravada, roubo de identidade agravado, uso não autorizado de informações de identificação pessoal e conspiração para lavar dinheiro. Se condenados, eles enfrentarão penas de prisão consideráveis e multas substanciais.

As autoridades alertam que estão comprometidas em investigar e processar rigorosamente indivíduos envolvidos em fraudes relacionadas a benefícios governamentais durante o período de emergência devido à COVID-19. O EDD também está implementando medidas de segurança aprimoradas para evitar futuras fraudes.

Obter benefícios fraudulentamente é um crime grave que prejudica diretamente as pessoas que realmente necessitam de apoio em tempos de dificuldade econômica. Aqueles que são vítimas de roubo de identidade ou suspeitam de atividades de fraude são encorajados a denunciar imediatamente às autoridades competentes.