Fonte da imagem:https://apnews.com/article/south-africa-president-election-parliament-b71d8f3de7b3bb4be76f94e8d75f0daf

O presidente sul-africano cheio de problemas enfrenta voto de desconfiança

JOHANNESBURG (AP) — O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa enfrenta um voto de desconfiança no Parlamento na próxima semana depois que sua carta mais recente de apoio a seu antecessor foi divulgada na mídia.

O líder do principal partido da oposição, o Movimento Democrático Unido, John Steenhuisen, descreveu a votação de 30 de agosto como um referendo sobre a liderança de Ramaphosa. Ele disse em uma declaração no sábado que “a verdade sobre Ramaphosa está vindo à tona”.

Ramaphosa escreveu a seu antecessor, Jacob Zuma, que está sendo julgado por corrupção, para expressar sua solidariedade em reação a uma recente sentença de prisão contra Zuma. A carta foi divulgada pela mídia na sexta-feira.

A comissão eleitoral do Parlamento anunciou que o pedido de voto de desconfiança foi apresentado pelo Movimento Democrático Unido e foi aceito.

Mais cedo neste mês, o tribunal superior considerou Ramaphosa culpado de violar a constituição ao não cumprir um prazo de parte de um órgão anticorrupção. Ele foi multado em sete dias de salário.

O Congresso Nacional Africano, o partido governista, tem uma maioria confortável no Parlamento.