Fonte da imagem:https://scitechdaily.com/mars-express-discovers-mysterious-martian-spiders/

A sonda Mars Express descobriu “aranhas misteriosas” em Marte, segundo um novo estudo. Essas características únicas foram observadas no Planalto Sul, em uma área chamada de região árida há muito tempo.

Esses padrões intrigantes chamados aracnídeos são na verdade canais formados pelo gás que escapa do gelo de dióxido de carbono superficial durante o início da primavera, conforme o gelo sublima. As ramificações em forma de teias de aranha são formadas devido às áreas mais quentes absorvendo o gás com mais rapidez.

Esta descoberta foi feita por cientistas do Instituto de Astrofísica Espacial e Física Cósmica em Roma, que realizaram um verificação sobre a presença de dióxido de carbono na atmosfera de Marte. Eles analisaram imagens da região e conseguiram determinar que a atividade geológica, não biológica, era responsável pela formação dos padrões de aranhas.

Essas intrincadas e misteriosas formações são apenas um dos muitos mistérios que os cientistas estão tentando desvendar sobre Marte. Essa descoberta nos ajuda a entender melhor o clima e a geologia do Planeta Vermelho, fornecendo pistas valiosas sobre seu passado e sua evolução.