Fonte da imagem:https://apnews.com/article/student-protest-gaza-war-arrest-amnesty-ae235703d6a9b99114078fca13a530a0
Estudante palestino libertado após 18 meses de prisão por protesto
Um estudante palestino, Hassan Abdelfattah, foi finalmente libertado após passar 18 meses na prisão por participar em um protesto contra a guerra em Gaza. O caso de Abdelfattah chamou a atenção de organizações de direitos humanos, como a Anistia Internacional, que pediram sua libertação imediata.
Abdelfattah foi preso em janeiro de 2020, durante um protesto realizado na Universidade de Birzeit, na Cisjordânia ocupada, contra a guerra em Gaza. Ele foi condenado por incitar à violência e por participar de uma organização ilegal.
A Anistia Internacional classificou a prisão de Abdelfattah como uma tentativa de silenciar os estudantes e de suprimir a liberdade de expressão. A organização pediu às autoridades israelenses para que libertassem imediatamente Abdelfattah e outros estudantes detidos por exercerem seu direito à liberdade de expressão.
Após a intensa pressão exercida por organizações de direitos humanos, Abdelfattah foi finalmente libertado nesta semana. Sua libertação foi celebrada por colegas de universidade e ativistas de direitos humanos, que afirmaram que a luta por justiça e liberdade continua.