Fonte da imagem:https://www.hawaiinewsnow.com/2024/02/07/bill-that-could-ban-trump-hawaii-ballot-insurrection-passes-first-test/

Um projeto de lei que poderia proibir que o ex-presidente Donald Trump apareça nas cédulas eleitorais do Havaí foi aprovado em um teste inicial.

O projeto de lei, que visa banir candidatos que tenham incitado a insurreição de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos, foi aprovado por unanimidade em uma comissão do Senado do Havaí na segunda-feira.

Se aprovado, o projeto de lei impediria que Trump, que incitou seus apoiadores a marcharem para o Capitólio em um esforço para reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020, concorra nas eleições no Havaí.

O projeto de lei é patrocinado pelo senador Karl Rhoads, que disse que a insurreição no Capitólio causou a morte de cinco pessoas e ferimentos em mais de 140 policiais.

A proposta ainda precisa passar por várias etapas antes de se tornar lei, mas é um sinal de que há um esforço para responsabilizar os políticos por incitar atos de violência.