Fonte da imagem:https://www.nbcsandiego.com/news/local/banned-books-week-kicks-off-in-san-diego/3318539/

A Semana dos Livros Proibidos tem início em San Diego

San Diego, Califórnia – A Semana dos Livros Proibidos teve início nesta segunda-feira em San Diego, levando discussões sobre censura, liberdade de expressão e diversidade literária à comunidade local. O evento, que se estende até o próximo domingo, é organizado pela Biblioteca Pública de San Diego em parceria com a American Library Association (ALA).

A Semana dos Livros Proibidos tem como objetivo celebrar os livros contestados e destacar a importância de proteger a liberdade intelectual. Durante o evento, são promovidas leituras, palestras, exibições de filmes e outras atividades destinadas a educar e envolver a comunidade em discussões sobre literatura censurada.

Em sua 39ª edição, a Semana dos Livros Proibidos está sendo realizada tanto presencialmente como virtualmente para acomodar melhor a todos os participantes, durante esse período de pandemia. A programação inclui debates sobre obras controversas, painéis de especialistas e até mesmo uma exposição virtual de livros banidos ao longo da história.

Este ano, o evento também traz um destaque especial para o 70º aniversário do livro “1984”, de George Orwell, uma das mais famosas distopias da literatura mundial. O romance, que aborda temas como vigilância estatal e manipulação da verdade, ainda desperta debates acalorados e é considerado uma das obras mais influentes do século XX.

A diretora da Biblioteca Pública de San Diego, Cindy Ramirez, ressalta a importância de discutir a censura literária e seu impacto na sociedade. “A liberdade intelectual é uma pedra angular da nossa democracia e, através de eventos como a Semana dos Livros Proibidos, buscamos conscientizar as pessoas sobre os perigos da censura e a importância de garantir o acesso a diferentes perspectivas e vozes”, disse Ramirez.

O evento conta com o apoio de várias organizações e instituições, incluindo a American Civil Liberties Union (ACLU) e a San Diego Writers, Ink, entre outras entidades engajadas na defesa da liberdade de expressão e da diversidade literária.

Com a realização da Semana dos Livros Proibidos, San Diego se junta a outras cidades nos Estados Unidos que promovem esse evento anual em setembro, como uma forma de promover o diálogo e encorajar a exploração de diferentes ideias e perspectivas através da leitura.