Fonte da imagem:https://www.hawaiinewsnow.com/2024/05/17/amid-mounting-legal-challenges-hawaii-allows-open-carry-formerly-banned-blades/

Com desafios legais crescentes, o Havaí permite o porte aberto de lâminas anteriormente proibidas

HONOLULU, Havaí – O Havaí anunciou nesta segunda-feira que irá permitir o porte aberto de lâminas anteriormente proibidas no estado, em meio a um aumento de desafios legais.

A decisão vem após várias batalhas judiciais que questionaram a constitucionalidade da proibição do porte de lâminas no estado. O governador do Havaí, David Ige, disse que a mudança na política foi motivada pela necessidade de cumprir a Segunda Emenda e garantir os direitos dos cidadãos.

“Esta é uma decisão difícil, mas acreditamos que é a mais justa dada a atual situação legal”, disse Ige. “Estamos comprometidos em respeitar os direitos constitucionais dos nossos cidadãos.”

A proibição do porte de lâminas no Havaí foi implementada décadas atrás em resposta a preocupações com a segurança pública. No entanto, vários grupos e indivíduos entraram com processos alegando que a proibição era inconstitucional.

A nova política permitirá que os cidadãos portem lâminas abertamente, desde que estejam em conformidade com as leis estaduais e locais. Aqueles que desejam portar lâminas ainda terão que passar por verificações de antecedentes e obter licenças apropriadas.

A mudança foi recebida com reações mistas, com alguns elogiando-a como uma vitória para os direitos da Segunda Emenda, enquanto outros expressaram preocupações com a segurança pública.

A implementação da nova política está programada para entrar em vigor a partir do próximo mês, e espera-se que haja mais deliberações sobre o assunto nos próximos meses.