Fonte da imagem:https://apnews.com/article/iran-israel-mideast-tensions-4-19-2024-a7ccbae2e2844bab089e8e4377a24ddb

O Irã adverte que pode ‘silenciar’ Israel se provocado

TEERÃ (AP) – O comandante das Forças Quds do Irã alertou no sábado que seu país está pronto para “silenciar” Israel se provocado, um dia após o primeiro-ministro israelense renovar seu alerta de um possível ataque.

O general Esmail Qaani fez a ameaça em comentários à televisão estatal iraniana.

“O regime sionista deve saber que, se agir contra a segurança do Irã, seremos capazes de silenciá-lo”, disse Qaani. “Estamos apenas esperando a ordem do Líder Supremo para responder à arrogância do regime sionista.”

Os comentários de Qaani vêm após uma escalada nas tensões entre o Irã e Israel, apoiado pelos EUA, que conduziram uma série de ataques aéreos em bases iranianas na Síria nas últimas semanas.

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou na sexta-feira que “ninguém está imune” após os ataques a bases sírias.

Israel e Irã estão em lados opostos em um conflito regional que se desdobra há várias décadas. O Irã apoia o grupo militante Hezbollah, no Líbano, e os rebeldes Houthis no Iêmen, enquanto Israel enfrenta ameaças de grupos financiados pelo Irã em Gaza e no Líbano.

O Irã também tem programas nucleares e de mísseis controversos que preocupam Israel.Em 2018, o então presidente dos EUA, Donald Trump, retirou os EUA de um acordo nuclear internacional com o Irã, colocando mais pressão sobre Teerã e levando a uma escalada das tensões na região.

O governo Biden trabalhou para reativar o acordo no ano passado, mas as negociações estagnaram. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na sexta-feira durante seu discurso sobre o Estado da União que os EUA buscarão uma diplomacia agressiva, mas também reagirão se necessário para proteger os interesses nacionais americanos.