Fonte da imagem:https://apnews.com/article/creech-idaho-botched-execution-lethal-injection-905e6f0a096ed826d8273b9a0fa7001c

Nos EUA, dois condenados à morte alegam que execução foi malfeita
Por Rebecca Boone

BOISE, Idaho (AP) — Dois homens que foram executados recentemente na penitenciária de Idaho estão questionando se as autoridades do estado seguiram corretamente os protocolos de execução.

Gerald Ross Pizzuto Jr., de 65 anos, chamado de “Geraldo”, foi executado em junho. Richard Leavitt, de 53 anos, foi executado em 2012. Ambos os homens foram sentenciados à morte por assassinato.

De acordo com novos documentos judiciais, os advogados de Geraldo alegam que a execução de seu cliente foi malfeita e que ele sofreu durante a injeção letal.

A defesa de Leavitt também alega que ele passou um tempo significativo deitado em uma maca na câmara de execução, esperando para ser retirado de lá. Além disso, os advogados afirmam que ele acidentalmente se moveu após receber a injeção letal.

Os advogados dos dois homens apresentaram vídeos da execução como evidência de que os procedimentos não foram seguidos corretamente.

A Administração Correcional de Idaho se recusou a comentar sobre o caso, mas o Departamento de Justiça do estado afirmou que está a ensaiar as alegações feitas pelas defesas e considerará as próximas etapas.

Segundo o porta-voz do Departamento de Justiça, Scott Graf, também está procedendo a uma nova revisão do protocolo de execução do estado, implementado pela última vez em 2012.