Fonte da imagem:https://www.cnn.com/2023/11/09/us/frank-borman-apollo-astronaut-obit-scn/index.html

O primeiro astronauta a orbitar a lua, Frank Borman, faleceu aos 94 anos em Montana, EUA, no último sábado, de acordo com a notícia veiculada pela CNN. Borman, um membro da lendária missão Apollo 8, fez história ao realizar a primeira viagem espacial ao redor da lua em 1968.

Nascido em Indiana em 1928, Borman ingressou na Força Aérea dos Estados Unidos e se tornou um piloto de teste antes de ser selecionado para o Programa Espacial em 1962. O astronauta, junto com seus colegas de tripulação, James Lovell e William Anders, tornou-se um dos primeiros seres humanos a sair da órbita terrestre.

A missão histórica da Apollo 8, que ocorreu em plena Guerra Fria, trouxe esperança e encantamento para milhões de pessoas em todo o mundo. Durante a viagem espacial, os astronautas tiraram uma das fotografias mais icônicas de todos os tempos, conhecida como “Earthrise”, que mostrava a Terra emergindo acima da superfície lunar.

Além de sua contribuição para o programa espacial, Borman também serviu como executivo-chefe da Eastern Airlines. Ele liderou a empresa durante uma fase desafiadora na década de 1970, mas conseguiu salvá-la da falência.

O astronauta sempre demonstrou humildade e um forte senso de responsabilidade, citando sua equipe e seus colegas como os verdadeiros heróis do programa espacial. Em entrevistas posteriores, ele enfatizou a importância de trabalhar em conjunto e da perseverança para alcançar grandes conquistas.

Nas redes sociais, cientistas, astronautas e entusiastas do espaço lamentaram a perda de um ícone da exploração espacial. Sua coragem, liderança e dedicação ao avanço da humanidade no espaço serão lembradas por muitas gerações.

O legado de Frank Borman continua vivo e inspirador para futuros astronautas e todos aqueles que sonham com novas descobertas além das fronteiras terrestres.