Fonte da imagem:https://www.civilbeat.org/beat/hawaii-inmate-serving-two-life-sentences-dies-in-an-arizona-prison/
Prisioneiro havaiano cumprindo duas sentenças perpétuas morre em prisão no Arizona
HONOLULU – Um prisioneiro havaiano, identificado como Kekoa Kaluhiwa, de 55 anos, faleceu na terça-feira em uma prisão no estado do Arizona, onde cumpria duas sentenças perpétuas. A morte de Kaluhiwa foi confirmada pelo Departamento de Segurança Pública do Havaí na quarta-feira.
Kekoa Kaluhiwa foi transferido para a prisão no Arizona em 2019, devido à falta de espaço nas instalações correicionais do Havaí. Ele estava cumprindo duas sentenças perpétuas pelos crimes de assassinato cometidos em 1987 e 1992.
De acordo com as autoridades, Kaluhiwa foi encontrado inconsciente em sua cela na terça-feira de manhã. Os guardas prisionais tentaram reanimá-lo e chamaram a equipe médica de emergência, que o levou para um hospital próximo. No entanto, Kaluhiwa foi declarado morto pouco tempo depois.
Até o momento, a causa exata da morte ainda não foi divulgada. No entanto, o Departamento de Segurança Pública do Havaí informou que uma autópsia será realizada para determinar a causa do falecimento.
Kaluhiwa é natural de Honolulu e foi condenado por dois assassinatos brutais. Em 1987, ele foi sentenciado à prisão perpétua pelo assassinato de um homem em um confronto violento. Posteriormente, em 1992, foi condenado a uma segunda sentença perpétua pelo assassinato de uma mulher em um caso não relacionado.
O prisioneiro havaiano tinha histórico de comportamento violento na prisão e já recebeu sanções disciplinares por agressões a outros detentos e funcionários. Durante seu período na prisão do Arizona, segundo relatórios oficiais, não foram registrados incidentes graves envolvendo Kaluhiwa.
A família de Kaluhiwa foi notificada sobre seu falecimento pelo sistema penitenciário. Ainda não se sabe se seu corpo será transportado de volta ao Havaí para os rituais fúnebres.
Enquanto isso, as autoridades estão investigando as circunstâncias da morte de Kekoa Kaluhiwa e aguardam os resultados da autópsia para determinar a causa exata do óbito.